Tuesday, November 21, 2006

...tábua rasa / carta urbana / plain table /urban letter... (takes #1 & #2)

1.
Pretende dar a ideia de oposição entre as "expressões", partindo do principio que a tábua rasa teria um valor semelhante ao que apresenta na filosofia – o de brancura e pureza do individuo em relação aos estímulos do mundo –; enquanto que a carta urbana reflectiria a multiplicidade de estímulos de que se compõe o mundo urbano, aos quais o indivíduo se encontra sujeito, bem como aqueles que é o próprio individuo a infligir no ambiente que o circunda e nos outros indivíduos – ideia de escrita, de acção sobre, de troca, de jogo.
Pretende, também, dar uma visão processual dos tópicos apresentados no subtítulo: identidade, espaço e tempo – mostrar que estes três elementos actuam em conjunto no seu próprio desenvolvimento. Muito mais do que em conjunto, em correlação.
(...) não só referir a forma destas relações e interacções entre estes elementos, mas também dissecar até ao conteúdo das mesmas, passando sempre pelo indivíduo que as promove, sofre, experimenta e escolhe aceitar ou rejeitar.
O que de mais específico apresenta este trabalho será, então, a escolha da personagem que vive estas experiências e a maneira como as trabalha: o artista, mas acima de tudo o performer. Contudo, muitas das vezes será referido o artista, uma vez que algumas das noções poderão ser de carácter geral, dentro daquilo que seria a identidade ideal da pessoa artista.
Talvez seja importante explanar logo desde o início que é exactamente disso que se fala, de noções gerais e ideais; apesar de se centrar num personagem mais específico, nunca o posicionamento objectivo é deixado de lado, sempre que se fala no artista, ou no performer, será no sentido mais lato e ideal do termo.
...

2. Purgante
É-me difícil começar a escrever sobre este tema. Ele encontra-se plenamente na minha mente, contudo a dissociação de partículas para análise é ainda complicada.
Este desabafo introdutório não serve para desculpar qualquer tipo de engano, desonestidade ou falha; ele serve tão-somente para ilustrar (honestamente) a complexidade da relação entre os elementos constituintes de uma performance site-specific – que a bem da verdade, são mais do que aqueles que se apresentam em destaque, mas cujas circunstâncias não permitem explorar.
Este vai ser, então, um jogo explicativo, e um jogo de compreensão – inclusive para mim que escrevo o texto.

(...)


in progress...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home