Friday, April 06, 2007

...conferências...



Conferências · às segundas · 9, 16, 23 E 30 de Abril de 2007
18h30 · Pequeno Auditório · Entrada Gratuita*

Pensar a criação contemporânea
Por Tiago Bartolomeu Costa


© TBC

* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis
Máximo: 2 senhas por pessoa.

Informações
21 790 51 55
culturgest@cgd.pt

Observar no contexto nacional o modo como o corpo, o espaço, o texto e a identidade têm atravessado algumas criações recentes nas áreas do teatro e da dança. Discutir publicamente os processos criativos com alguns criadores e através deles alargar a definição que temos destas disciplinas sem cairmos em retóricas híbridas, desconstruções ou neologismos. Os temas escolhidos são basilares para a construção de um discurso artístico. Sem se ser didáctico procurar-se-á desmistificar alguns equívocos associados à nova geração de criadores, mapear o percurso de outros que, atravessando gerações, continuam a reivindicar um lugar próprio e perceber que efeito estes temas têm no público.

Tiago Bartolomeu Costa é crítico de artes performativas. Colaborador do jornal Público e das revistas Mouvement e Ballet-tanz. Editor do blogue O Melhor Anjo e da revista OBSCENA.

9 de Abril
Corpo
com Paula Sá Nogueira e Tiago Guedes
Que uso dar ao corpo e como o transformar apenas num elemento dentro de uma hierarquia? Leituras possíveis para uma dramaturgia corporal onde a noção de personagem está presente.

16 de Abril
Espaço
com Madalena Victorino e Mónica Calle
A inscrição de um espaço e de um tempo, físico e social, próprios colocam desafios particulares a espectáculos que radicalizam o modo como os olhamos.

23 de Abril
Texto
com Pedro Penim e Tânia Carvalho
Habitar um texto, recusá-lo, resolver dramaturgicamente a presença de um intérprete em palco, referi-lo ou simplesmente dizê-lo. Com ou sem corpo. Com ou sem palavras.

30 de Abril
Identidade
com Miguel Pereira e Fernanda Lapa
O que caracteriza um espectáculo é quem o faz? E isso importa? A dimensão biográfica e a ambígua falsidade cénica em confronto.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home