Friday, March 21, 2008

...das indentidades (take #3)



Conceitos-Chave

Chegados a este ponto parece-me importante definir, desde já, as linhas que orientam – e de que forma – o desenvolver do trabalho: a base conceptual sobre a qual assenta.
Os conceitos de maior importância foram já referidos acima: identidade, produção artística e o tempo. Porém, no decorrer da pesquisa – não só bibliográfica, mas também de terreno –, surgiram outros conceitos que interessam definir para uma melhor compreensão, do trabalho, e de futuras conclusões. São eles os conceitos de: memória colectiva, saudade e artista, associados ao conceito central de identidade; os conceitos de mecanismo performance, ritual, representação e sub-representatividade, e enunciação ligados ao conceito de produção artística; e os conceitos de cultura visual e mito, associados ao conceito de tempo. Porém, alguns destes conceitos satélite apresentam, logo de início, derivações nas ligações estabelecidas; ou seja, esta sistematização serve apenas o propósito da clarificação e da simplificação, de todo é tomada como verdadeira – ela será explicativa, mas só nos poderá levar até certo ponto –; assim, conceitos como os de memória colectiva, saudade ou cultura visual, apresentam ligações com outros conceitos centrais: nomeadamente com os de tempo e de produção artística, respectivamente (fig.2).
Assim, e como o avançar do trabalho, será tecida uma rede conceptual capaz de articular estes pontos fulcrais, a partir de qualquer um deles – uma espécie de espiral conceptual, de um geral para um particular, para outro particular; se assim for necessário.


(fig. 2)

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home