Monday, May 26, 2008

...das identidades (take #25) Gravador nº3: Identidade (1ª parte)

Macro. Micro. Macro.
A identidade de uma comunidade, nação ou sociedade, define-se por um qualquer grau de oposição entre as suas circundantes; porém é concebida assente num princípio de isomorfismo[1] entre qualquer indivíduo constituinte e a comunidade, nação ou sociedade no seu todo. Macro.
Contudo, e ainda que numa base de absoluta retórica ocidental, existe uma oposição entre o indivíduo e a sociedade. Micro.
Na realidade, essa oposição existira entre todos os indivíduos de uma comunidade – em maior ou menor grau –, bem como entre as diferentes comunidades de uma sociedade. Mas aos olhos dessas outras comunidades, uma delas será una – composta numa base de diversidade, ela será una. Macro. (Thomas, 1997: 257)

Pressupõe-se então a existência de um qualquer fio de ligação entre todos os indivíduos que compõem uma comunidade – assim como entre todas as comunidades que compõem uma sociedade. Será então também aceitável afirmar que o que quer que seja que os una, indivíduos ou comunidades, seja também capaz de determinar a sua divisão. Mais ainda, será razoável afirmar que, mesmo em situações de desunião, será possível apreender esse mesmo fio de ligação – que promoverá a ajuntamento em determinados sectores de uma comunidade, ou sociedade, e o afastamento noutros.

- «» -

O conceito de identidade foi já definido segundo, e consoante as exigências das diferentes correntes de pensamento vigentes, variados autores e critérios: gestão de diferenças, negociação e resistência, mitificação e sonho, entre outros. Apesar da sua variedade de naturezas ou de sectores de acção, estes critérios possuem pelo menos dois pontos em comum: pressupõem a dinâmica da estrutura identitária, apresentando-a sempre como um work in progress; assim como promove a ideia de que o processo de construção identitária – independentemente da vertente “escolhida” para a sua construção, e do tempo em que decorre, ou que demora – será comum entre os indivíduos de determinada comunidade, ou sociedade.


[1] Dumont, Essays On Individualism, 1977.

[Imagem: 'Transposição da Conversão de um Quarto de Dormir em Quarto de Trabalho 'de Ramiro Guerreiro (2006)]

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home